Nessa serie de entrevista que será realizada em decorrer do ano 2017, o Blog Ovarzeano realiza sua primeira entrevista com a ex-prefeita de Várzea/RN.
Em entrevista concedida ao Blog O Varzeano, Cleide Carvalho expõe sua experiência como gestora e fala sobre variados temas: campanha eleitoral, gestão e o amor a sua cidade. Como esperado, na entrevista foi perguntado como está a real situação da cidade, e o seu ponto de vista sobre o Decreto de Emergência em caráter Financeira e Administrativa, realizado na atual gestão.
A seguir, leia a entrevista:
O blog – Como foi a experiência em ter sido prefeita de Várzea/RN?
Cleide Carvalho –Foi uma experiência bastante positiva emocionalmente para mim, tendo em vista ter mais da metade da minha vida e da minha juventude dedicada à nossa Várzea e aos Varzeanos. E como sempre sonhei em "fazer mais", essa oportunidade chegou, apesar do pouco tempo que tive para realizar o que pretendia.
O blog – A sua gestão, que foi curta, passou por alguma dificuldade seja ela financeira ou de gestão?
Cleide Carvalho – Sim. Passei por todas as espécies de dificuldades que se possa imaginar: Começando pelos repasses do FPM. Os 5 primeiros meses, o repasse do dia 10, sempre foi zero. Dia 20, o que vinha, não era o suficiente para a transferência completa da Câmara e no dia 30, era para pagar Funcionários efetivos, Cargos Comissionados e completar os recursos do FUNDEB, para pagar a Educação. Ai, onde se fazia as escolhas. Também tive uma equipe financeira competente que ajudou. Porque para mim, era essencial não atrasar o pagamento dos funcionários, tendo em vista a importância do recebimento dos proventos, para as famílias manterem seus compromissos e dignidade. E ainda alcancei todas as datas comemorativas do município: Festa do padroeiro, Semana do folclore, Semana Cívica e a Festa da Emancipação. Pense num sufoco! Mas, mesmo assim, realizamos todas, em grande estilo, dentro das possibilidades. Deus é pai!
O blog – Gostaríamos que nos esclarecesse a real situação financeira da cidade?
Cleide Carvalho – Deixei uma prefeitura enxuta: Décimo terceiro e salário do mês em dia, alugueis, água, luz, dos prédios públicos zerado, todos os fornecedores pagos e mais de 600 mil reais em Caixa, para o novo gestor dar continuidade à administração, sem dificuldades. Acredito que poucas ou nenhuma prefeitura do Brasil, teve esse cuidado. Para isso, tivemos que ter muita habilidade e zelo, para administrarmos os obstáculos causados com a situação econômico-financeira que vive o nosso pais.
O blog – O prefeito atual, em decreto publicado recentemente, alegou situação de emergência e culpou sua equipe de transição que, segundo ele, não passou as informações necessárias. A Sr. ª tem conhecimento sobre essa suposta falta de informações referentes à transição?
Cleide Carvalho – A transição foi feita de forma tranquila e amigável: A equipe da nova gestão agendou 5 reuniões durante todo o mês de dezembro e se deslocou até a prefeitura, onde eram recebidos pela nossa comissão de transição. Lá, ocorriam os questionamentos e era deixado ofício com as solicitações repassadas para cada setor. E foram prestadas todas informações solicitadas. Agora o problema é da nova Gestão.
O blog – Falando um pouco do decreto que declara emergência administrativo-financeira, gostaria que a Sr. ª expusesse sua opinião sobre um ponto polêmico e mais crítico desse documento: a possibilidade de comprar sem licitação. Como a Sr. ª vê esse fato e se, na sua opinião, há interesses por trás desse argumento.
Cleide Carvalho –Cada Prefeito tem sua forma de conduzir a Administração do munícipio. Eu sempre procurei respeitar e me fundamentar na lei de Responsabilidade Fiscal, que rege todas as ações dos Serviços Públicos. No meu ponto de vista, não encontro justificativa para decisão tão drástica, diante da realidade que ficou a prefeitura: Equilibrada e sem dívidas. Cada gestor tem sua maneira de administrar.
O blog – Outro ponto polêmico do decreto foi algo muito comentado no pleito eleitoral: contratação de pessoal. Durante a campanha eleitoral, a então oposição, falava muito em contratar pessoas qualificadas e preparadas para trabalhar na prefeitura. Porém, com o decreto, em seu artigo Art. 5º, fica permitida a contratação de mão de obra qualificada ou não. Qual sua opinião sobre essa contradição e sobre a possibilidade de contratar pessoas não qualificadas para determinadas funções?
Cleide Carvalho – Na política, muito se promete, com o intuito de angariar votos. Nunca compartilhei desse comportamento, preferindo falar coisas verdadeiras e executáveis. Talvez até seja um dos motivos do meu insucesso na área. Mas vou preferir continuar erguendo a bandeira da Verdade.
O blog – Após esta derrota nas urnas, a senhora se retira da Cena Política, ou podemos esperar sua participação (direta ou indiretamente) no próximo pleito eleitoral.
Cleide Carvalho – Acho cedo para oficializar uma resposta definitiva. Mas tem três regras que costumo seguir: Nunca prometo nada quando estou muito feliz, não respondo nada quando estou irritada e nem decido nada quando estou triste.
O blog – Qual seu sentimento após as derrotas nas urnas?
Cleide Carvalho – De que nada é eterno e os planos de Deus sempre prevalecem. A política é um jogo e eu tenho uma certeza tão grande das minhas boas intenções por várzea, que imaginava que as pessoas visualizavam isso. Não transferi eleitores de outros lugares, porque acredito que o verdadeiro eleitor é o que mora no município, conhece sua real necessidade e sabe fazer a melhor escolha, porque é quem vivencia o dia a dia da sua cidade. Na verdade, eles foram campeões de transferências. Sabemos que tem um vereador que sozinho transferiu mais de 200 votos, e foi o grande responsável pelo êxito da Campanha. E deve ter seu espaço maior que os outros como reconhecimento. Mais sabemos que o sentimento dos Várzeanos era ver Cleide Prefeita.
O blog – Após vários anos de vida pública, 2 mandatos como vice-prefeita, 7 meses como prefeita qual seu sentimento em relação a nossa cidade e ao seu povo? Pois em letreiro inaugurado no fim de sua gestão ficou explícito seu amor e carinho por Várzea.
Cleide Carvalho – Foi pouco tempo, para muitos sonhos. Mas, para mim, o valor desse acontecimento, não ficou no tempo que durou, mas na forma intensa que vivenciei este tempo. Cuidei com respeito e atenção, de cada pessoa, cada data comemorativa, cada cantinho da nossa terra. Porque para mim, Várzea não é apenas um espaço físico, mas todo um conjunto de sentimentos, modo de ser, posturas que definem a alma: Nossa Alma Varzeana...
Tínhamos muitos planos, mas, os verdadeiros não são os nossos e sim os de Deus. Porém, tenho certeza que consegui expressar todo bem que desejo para nossa terra e nossa gente. Para que isso seja registrado na memória e no coração de cada um, escrevi com letras garrafais em ferro e concreto, na entrada da nossa cidade: QUE EU AMO VÁRZEA! Espero que este patrimônio público e de grande beleza, seja zelado pelos Varzeanos. Muito me preocupo quando vejo pessoas que sobem nas letras para tirar fotos com intuito único e exclusivo de depredar o patrimônio público.
Aqui, quero agradecer os 2059 votos de confiança que eu tive. Sei que todos também amam Várzea!
E para encerrar, relembro a grande escritora, Clarice Lispector, com um texto que muito me identifico: " O caminho que escolhi é o do amor. Não importa as dores, as angustias, nem as decepções. Escolhi ser verdadeira. Falo e vivo com o coração. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe à minha maneira de sorrir, de desejar o bem. É só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver". Um grande abraço para todos que amam várzea!
Parabéns ao Blog pela iniciativa de explorar a atual situação do municipio!!!
ResponderExcluirParabéns a ex prefeita por ter feito um excelente trabalho no município em tão pouco tempo, adorei a citação de Clarisse Lispector ela identifica muito suas atitudes e sua maneira de viver e de tratar as pessoas, parabéns!!!!
Abraço de uma cidadã Varzeana.
Parabéns ão blog, que continue de forma democrática esclarecendo em principal a população varzeana.
ResponderExcluirParabéns ão blog, que continue de forma democrática esclarecendo em principal a população varzeana.
ResponderExcluirMuito legal a entrevista, muito boa também a postura da entrevistada, muito respeitosa e sincera. Parabéns!
ResponderExcluirnos gostamos de nossa várzea, não podemos fechar os olhos a nenhum tipo de descaso desta gestão que ja começa de forma errada, parabéns ao editor deste blog pela iniciativa.
ResponderExcluir