quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Apoios políticos se definem em Várzea/RN para a eleição de 2018


Campanha se afunila, e atuais  líderes políticos escolhem seus candidatos ao Governo Estadual.
Reprodução: Facebook.com/Várzeafatos
Com a proximidade da eleição no ano de 2018,  primeiro turno acontece no dia 7 de outubro e o segundo turno será em 28 de outubro. Os apoios políticos já se definiram, a ex-prefeita, Cleide Carvalho, parceira política do braço direito do atual Governador, Getúlio Ribeiro, ex-prefeito de Várzea/RN, resolveu seguir apoiando Robinson Farias, veja o discurso retirado da página de Cleide no Facebook:
 
Reprodução: Facebook.com/CleideLima

O vice-prefeito, Janiel Hercílio, que rompeu politicamente com o atual prefeito de Várzea/RN, resolveu apoiar Fátima Bezerra, candidata a Governadora do RN. Em seu discurso no meio do povo na rua, ele diz o motivo que o levou a essa grande mudança na sua vida política, sendo enfático sobre rompimento com atual prefeito, assim como o modo de fazer política em Várzea/RN. Segue o vídeo com o discurso do vice-prefeito.
 

Atual prefeito, Pedro Sales,declarou apoio ao candidato Carlos Eduardo Alves, ex-prefeito de Natal/RN. Como se pode ouvir no áudio abaixo, ele declara seu apoio também a Antônio Jácome e Garibaldi Alves Filho. Ouça abaixo:

Adriano de Alexandria Editor

terça-feira, 4 de setembro de 2018

IDEB recua uma década nos anos finais do ensino fundamental em Várzea/RN



Reprodução INEP/IDEB: http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=616746
O IDEB do município de Várzea/RN relacionado aos anos finais do Ensino Fundamental ,6º ao 9º ano, ficou em 2.7 em 2017, esse valor corresponde ao mesmo índice obtido em 2007, isso simboliza um recuo de uma década, ficou bem inferior a 3.1 obtido em 2015. A perspectiva relacionada a projeção era que no ano de 2017 o IDEB do município fosse 4.1. Já para os anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, o índice caiu de 3.7 no ano de 2015 para 3.3 em 2017.

Entenda o que é o IDEB.

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
Adriano de Alexandria Editor